Vamos chamar a primavera (1ª sessão)

De regresso ao trabalho depois da licença de maternidade arregacei as mangas e coloquei pés ao caminho para chamar a primavera, a missão avizinha-se difícil mas será decerto muito divertida:!

Como o meu grupo está já a fazer os três anos resolvi começar devagarinho a  trabalhar dentro da metodologia de projeto, assim crianças e pais vão conhecendo os passos a seguir e os resultados vão começar a aparecer! 

Resolvi dar a volta à primavera que teima em não aparecer e segui um caminho diferente... usei um episódio da porquinha peppa sobre um espantalho e esperei para ver o que dali nascia...

Depois de ver o filme este foi o registo que fiz sobre o que fez a peppa?


Fui buscar um cartão à caixa dos ficheiros de imagens e falámos sobre o porquinho, a sua cor, onde vive, o que come...

Depois de referiram o cor de rosa como a cor da peppa fomos procurar essa cor na gaveta das tintas e por toda a sala... na roupa dos meninos, nas capas, nos brinquedos... 
Depois fomos pintar a nossa peppa usando o pincel e as tintas!
Aqui fica o resultado!





Depois disto decidimos traçar algumas atividades que gostaríamos de fazer e quem nos poderá ajudar...
  • Plantar flores 
  • - o que precisamos? / quem nos vai ajudar?
  1. um vaso / a Alexandra vai trazer de casa dela
  2. sementes /  a Francisca trás da loja
  3. regador / a Inês trás da casa dela
  4. um espantalho / vamos pedir à Elsa roupa da lavandaria / vamos pedir à Irina palhinhas e dois paus
  • Fazer um espantalho
  1. vamos procurar no computador imagens de espantalhos / vamos pedir ajuda aos pais


Objetivos gerais da atividade:
  • Falar sobre o que viu e ouviu ajuda a criança a utilizar a linguagem oral, usando novos termos e treinando a dicção.
  • Os relatos da criança ajudam-na a  organizar o seu pensamento no espaço e no tempo em sequências temporais lógicas e corretas.
  • Identificar cores e tonalidades em diferentes objetos
  • Usar o desenho e a pintura como formas de expressão e comunicação.
  • Aprender a valorizar a obra do outro e a sua criatividade obriga a criança a fazer o mesmo.
  • Aprender a planificar ajuda a criança a antever a sua acção num espaço de tempo mais próximo.
  • Apresentar estratégias a fim de resolver os problemas que surgem no decorrer do projeto/atividade-
  • Contar com a ajuda das famílias de forma a valorizar a criança e a sua atividade escolar.
  • Aceitar a responsabilidade e cumprir a tarefa a que se propôs perante o grupo.