A preparar o dia do pijama!



A nossa preparação para o dia do pijama começou com a história deste ano «O menino que não sabia brincar», descobrimos as bonecas de papel e as bonecas de trapos e nasceu mais um projeto de sala e desta vez envolvemos as nossas famílias e a nossa estagiária Geca que não pouparam esforços para nos ajudar!!

Querem saber como foi?
Venham daí!

Começámos por planificar as atividade que iriamos realizar nesta semana:
  1. Ler a História
  2. Fazer bonecas de papel - com desenho
  3. Vestir as bonecas de papel - com recorte e colgam de roupas do catalogo
  4. Vamos ao cinema - ver o filme Frozen - registo do filme em desenho
  5. Fazer uma almofada gigante para a noite do pijama - vamos à loja da Mãe do Manuel pedir ajuda
  6. Decocar a almofada - com desenhos com canetas de tecido
  7. Vamos dormir na escola no dia do pijama - registo com desenho
  8. Vamos fazer um pijama - decalcar com um molde um menino + decorar o seu pijama com técnicas diferentes ( pintura, colagem, recorte, colorir, ect.)
  9. Vamos construir uma boneca de trapos 
  • decorar a saquinha - com desenho canetas de tecido
  • escrever uma carta aos pais - desenhar o esquemas para fazer a boneca de trapos e a Milena escreve
  • escrever as regras da saquinha - casa um diz o que pensa e a Milena escreve

Todas estas atividades foram agendadas para uma semana
Fomos explorar as bonecas de papel.
Cada um desenhou a sua, esta é a do Francisco!

As bonecas foram ganhando vida e cor!
Esta é a da Leonor!

O Martim e a sua boneca!

O Santiago B. fez a sua ao seu estilo!

Com esta atividade aproveito e registo em que fase do desenho do esquema corporal
está cada criança do seu grupo.

O Francisco decidiu não deixar a sua boneca nua e resolveu pintar-lhe um vestido!
Boa, até porque está frio!!

A Mãe Carina tem uma loja de tecidos e fomos ter com ela porque a Aline teve uma ideia para a noite do pijama
( porque na nossa escola os meninos iam dormir na escola no dia do pijama) a ideia era fazer «uma almofada grande para dormirmos ao pé dela» Aline.
 Então fomos à loja da mãe do Manuel encomendar a almofada gigante!!

De volta às bonecas!
Recortamos de um catalogo de roupa de outono/inverno uns modelitos para vestir as nossas bonecas!
Esta é a boneca da Isabella




O Isaac todo concentrado!

A Matilde colocou um gorro para o frio na sua boneca!
Ficaram todas catitas!

Com este trabalho decorámos o nosso painel do corredor!!

Voltámos depois à nossa almofada!
A mãe Carina cumpriu o nosso pedido e costurou uma almofada gigante que todos
fomos decorar com desenhos com canetas de tecido e tivemos algumas surpresas...
Enquanto eu trabalhava num outro projeto com um pequeno grupo  ( mala da boneca de trapos)
o Manuel chamou-me para eu ver uma coisa, qual não foi o meu espanto quando vejo ISTO!!!
O Manuel escreveu o seu nome sem o auxilio de nenhuma etiqueta!!!
Parabens Manuel!

Derepente a nossa almofada começa a encher-se de nomes e letras, palavras...
a escrita parecia nascer naturalmente no meio deste projeto e batemos palmas a todos os meninos que escreveram coisas na almofada!!
«Estas letras são do meu nome» Isaac

A nossa almofada também teve arte!! Desenhos em mosaico onde tudo se encadeia e se mistura!
Foi obra do Francisco!
Até tivemos um pirilampo mágico feito pela Ana B. !
Ficou prontinha a nossa almofada gigante!!! Pronta para a grande noite do pijama!!
Iniciámos uma nova funcionalidade no nosso mapa das presenças, agora temos um espaço onde
colocamos símbolos para assinalar os dias especiais e as atividades de que mais gostamos.
Assim as maracas simbolizam o dia do Compasso ( aula de dança e de música) e colámos também uma imagem do filme do Frozen que fomos ver ao cinema e claro o símbolo do dia do pijama!!!

Como já vos disse também nasceu no dia da história do dia do pijama « O menino que não sabia brincar» a ideia de desafiar os pais a construir em casa com os filhos uma boneca de trapos. Cada família fará uma parte da boneca e no final teremos uma boneca feita por todos!!!
Vejam o que planeámos!

  1. Decorar um saco para transportar para casa a história ( para ler em casa com os pais)
  2. Escrever uma cartas aos pais a explicar o que devem fazer e as regras deste projeto
  3. Decidir quem leva a saquinha e a ordem a seguir


Dividimos tarefas e a Taísia e a Lara foram responsáveis por desenhar um plano para a construção da boneca
«Para os pais saberem com se faz a boneca, só pode ter uma cabeça e tem dois pés!» Lara
Usámos uma cartolina e  marcadores e o resto foi criatividade das meninas.

Elas decidiram colocar um alegenda para não haver enganos, elas ditavam e eu escrevi seguindo as suas indicações.

Outro grupo decorou o saco com canetas de tecido. Depois escrevi no saco « Projeto volante com as famílias.
dia do pijama 2014 - A boneca de trapos -
Dentro do saco seguiu então a carta, onde expliquei aos pais o objetivo deste projeto e as regras definidas pelas crianças:
  1. cada familia faz uma parte da boneca 
  2. não podemos fica com a saquinha em casa muitos dias
  3. temos de a devolver nas devidas condições sem estragar o livro da história nem a boneca

A ordem de entrega da saquinha foi escolhida pela ordem dos cabides, assim cada um sabe quando chegará a seua vez e ninguém se engana.

A Ana B. foi a primeira a levar a saquinha e fez a cabeça da boneca com a mãe e foi o pai quem lhe leu a história.

Na reunião da manhã a Ana mostrou aos colegas o seu trabalho e passou a saquinha à colega Aline que a levará no fim de semana
Assim será até a boneca parssar em casa de cada família!



Todos os projetos aqui apresentados ocorrem em simultâneo na nossa sala, dividimos tarefas e cada pequeno grupo trabalha com o apoio dos adultos de sala, o grupo que realizou as bonecas de papel contou com a ajuda da nossa auxiliar Francisca e o grupo da almofada teve a colaboração da nossa estagiária Geca . O grupo responsável pela saquinha volante teve o meu apoio.
Com tantas atividades a decorrer na sala aproveito sempre para registar algumas notas sobre as suas conquistas e /ou dificuldades, servem como avaliação silenciosa do desenvolvimento de cada uma delas.
Falta apenas referir que na nossa sala também há tempo para brincar e fantasiar, prometo mostrar-vos o nosso lado mais lúdico num apróxima publicação!

um abraço Milena Branco