Portfólio apontamentos formação APEI parte 1

Hoje partilho convosco os apontamentos que tirei na formação sobre Portfólio- instrumento de avaliação alternativa, organizado pela APEI

Questões para o educador refletir...

  • De que modo estou a registar as observações que faço das minhas crianças?
  • De que modo registo as atividades que realizo como meu grupo?
  • A recolha de evidências de aprendizagem fazem parte da minha rotina?
  • Toda a atividade da criança é espelho da sua aprendizagem?
  • Recolho evidências de todas as atividade de todas as áreas curriculares de igual forma?
  • Incluo a criança no processo de planificação/reflexão e avaliação?
  • A criança escolhe e reflete sobre as suas escolhas?
  • Avalio periodicamente as aprendizagens das crianças e cruzo dados?
Tipos de portfólio

  • Podem ter formas diversas, a minha sugestão é partir de um dossier por criança, decorado da forma que entenderem.
Cada criança deve ter o seu portfólio personalizado com nome e fotografia.

  • Pode também criar um portfólio coletivo, onde pode guardar as evidências coletivas, que no final do ano pode dividir pelos portfólios das crianças ou guardar durante o pré-escolar, como elemento de pesquisa, recursos e demonstração da evolução e crescimento das suas crianças. Existem várias formas de o fazer, num dossier, num livro gigante, sejam criativos e inovem!!
Separadores
  • Dividam o vosso dossier com separadores para:
  • Elementos demostrativos. Aqui guardam os trabalhos diários da criança, divididos por áreas de conteúdos, meses, o que quiser e fizer para si e para o grupo mais sentido. Não se esqueçam de criar um separador para dedicar aos vossos projetos e pesquisas individuais e/ou coletivas e/ou familiares
  • Evidências de aprendizagem. Aqui coloquem as reflexões da crianças e as vossas também ( onde colocam as vossas notas, chec list´s ect..)
Portfólio de aprendizagem
É uma estratégia de avaliação alternativa que apresenta componentes adequados para a avaliação as crianças mais pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidências ( pelo olhar) e documentar todo o processo de aprendizagem das crianças.

Este deve ser visto como um complemento ás grelhas de avaliação e plano de desenvolvimento individual 


A criança como centro da sua aprendizagem

  • Desenvolver na criança diferentes tipos de aptidão.
  • Aptidão para planear a sua acção
  • Aptidão para executar uma acção
  • Aptidão para avaliar uma acção
  • Aptidão para refletir/registar sobre a sua acção
A criança aprende a...
  1. Valorizar-se a valorizar o seu trabalho
  2. Ter sentido de participação ativa  na avaliação da sua aprendizagem
  3. Concentrar-se e recordar os conteúdos trabalhados, refletindo sobre o que aprendeu e sobre o que ainda quer aprender sobre determinada temática
  4. Reconhecer aptidões e dificuldades


Portfólio como processo de metacognição

Promove e desenvolve:

  • Auto-conceito
  • Dignificação do seu trabalho 
A criança consegue entender a forma como aprende, constrói metas e pontes...
  1. Organiza e planifica a sua acção
Encontra tempo para BRINCAR e APRENDER

2. Aprende como se aprende

Escolhe os caminhos que deseja percorrer, regista as dificuldades e aptidões específicas

3.Avalia a sua acção, aprendizagem e comportamentos

Regista o que aprendeu, o que ainda quer descobrir
Regista o que tem dificuldade em fazer e como resolver essas dificuldades
Regista as suas aptidões em determinada área e a forma como as quer explorar ainda mais


No próximo post o portfólio no ponto de vista do educador.

Milena Branco